quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Atividade 2

Velocidade:
a) A instantaneidade do programa MSN Messenger já demonstra que a velocidade é uma de suas maiores características. Como é feito para facilitar a comunicação entre os internautas, qualquer coisa que atrapalhe a agilidade do processo é entendida como um grave problema. Se o usuário com quem se está "teclando" demora para responder, já se imagina que ele não recebeu a mensagem, que há algo errado na rede.

b) Os serviços de notícias instantâneas, de "notícia último minuto", também se utilizam da velocidade da internet para colocar no ar notícias com muita agilidade. Um ótimo exemplo é o site Uol Últimas notícias, que publica praticamente minuto a minuto notícias sobre os mais variados temas, dos mais variados lugares do mundo, com grande velocidade, facilitando incrivelmente a troca, o envio, de informações.

Hipertextualidade:
a) O Hipertexto está presente em praticamente todos os milhões de artigos da enciclopédia virtual Wikipédia, permitindo uma conexão, uma interligação, de vários temas. Através de links relacionados ao tema que se está estudando, esse mecanismo facilita a pesquisa e a busca de informações.

b) Também encontramos o Hipertexto no site da Folha de São Paulo. Já na página inicial percebemos a existência de diversos links. As manchetes do dia e alguns links no meio das matérias remetem a um outro endereço, onde se encontra a informação desejada ou um assunto relacionado.

Interatividade:
a) O Orkut permite uma intensa interatividade do usuário, ou melhor, do orkuteiro. Neste site de relacionamento é possível convidar amigos, deixar scraps, criar comunidades e participar delas através de fóruns. Quem acessa o Orkut pode participar ativamente.

b) Outro exemplo de interatividade é o site de relacionamento Flickr, que tem como foco principal o armazenamento e a partilha de fotografias. Nele, o membro pode postar comentários nas páginas de várias pessoas, dando opiniões, fazendo observações.

Hipermídia:
a) O portal de notícias G1 tem um forte caráter multimídia. Nele se encontra um extenso conteúdo jornalístico disponível em texto, vídeo e áudio.

b) O site www.leoburnettl.com.br, da agência de publicidade Leo Burnett, reúne diversas mídias para divulgar seus anúncios. Animações estão presentes em todas as telas do site, e nele encontramos trabalhos em formatos como áudio e vídeo.