segunda-feira, 18 de junho de 2007

Atividade 11

1. Bluetooth - dispotivo sem fio que possibilita a troca de informações e pequenos arquivos a uma curta distância. Laptop - computador pequeno, portátil e leve que pode ser carregado com facilidade para qualquer lugar. Wireless - protocolo para redes sem fio e de alta velocidade que permite transportar terminais com antenas receptoras a essa tecnologia.

2. Através da mobilidade há um estímulo para que as pessoas fiquem mais tempo conectados, logo, possibilitando a criação de mais laços sociais ou o fortalecimento de laços já existentes. Gerando maiores oportunidades de trocar informações e aumentando o capital social. Portanto, a mobilidade auxilia sim a sociabiliade e as redes sociais. Como exemplo, alguém sair de casa, se locomover por qualquer lugar e mesmo assim continuar se comunicando com outra pessoa através do seu Blackberry.

3. Comunicação ubíqua é aquela em que há redes por todos os lados, em que é possível estar sempre conectado e as pessoas o tempo todo atingíveis. Se utiliza da convergência de mídias e da mobilidade para aumentar o grau de conexão e permitir que a informação esteja presente em todos os lugares. Como exemplo, a tecnologia wireless, que através de antenas e receptores possibilita que usuários estejam conectados mesmo em movimento.

4. Como na nova economia o capital é a informação, o papel da mobilidade é muito importante porque permite acesso à informação por mais tempo e a qualquer momento. Nessa relação, tanto a mobilidade quanto a economia digital vêm crescendo, uma vez que uma estimula a outra. Através da mobilidade, em blackberrys e laptops por exemplo, é possível acessar qualquer informação presente na internet em locais antes inimagináveis. Nesse sentido, a mobilidade também contribui para a economia digital com a exploração comercial dessas novas mídias ou novas formas de apresentação das mídias.

5. A comunicação digital pode não só influenciar como revolucionar minhas atividades profissionais. Não muito no sentido de pensar publicidade, mas sim em como praticá-la. Nas últimas décadas, as emissoras de televisão analógica receberam a maior parte do bolo publicitário, entretanto, o que já vem se apresentando é uma segmentação maior não só de mídias, mas mesmo de estratégias de comunicação. Com a comunicação digital, a publicidade se torna mais complexa à medida que surge um mundo absolutamente novo e repleto de oportunidades . Conceitos como ubiquidade, interatividade, geração de conteúdo e convergência de mídias mudarão profudamente as formas de abordar o consumidor. Logo, embora a lógica seja basicamente a mesma - anunciar/ persuadir/ vender - essas mudanças provocadas pela tecnologia e pela digitalização dos processos exigirão do mercado da comunicação uma adequação quanto à linguagem, uma vez que meios e contextos novos surgirão, e quanto às estratégias de mídia e abordagem criativa, haja vista a profunda mudança no comportamento do consumidor. Não obstante, é muito importante atentar que há abismos tecnológicos no mundo, assim como há abismos sociais. Nosso país é ótimo exemplo disso. Portanto, é imprescindível que se conheça essas novas ferramentas e se esteja preparado para todas essas mudanças advindas da tecnologia, da digitalização, mas também é de fundamental importância que haja maturidade do mercado para compreender a relevância de cada mídia, seu papel na sociedade, e sua relação/ significado na vida das pessoas.