1. Orkut
a) O Orkut pode ser considerado um modelo de rede igualitária porque cada perfil, cada nó, tem a mesma possibilidade de ser linkado e também de se "linkar" a outros nós de maneira aleatória, seja conhecido, seja desconhecido. Oficialmente, um mesmo nó só pode estar ligado a outros mil, o que acaba resultando em uma certa média de links, fazendo da rede um sistema igualitário.
b) Analisando de outra forma, o Orkut também pode ser entendido como um modelo de mundos pequenos porque como tem muitos laços aleatórios conectando as pessoas, o que aumenta a abrangência da rede, possibilitando um menor distanciamento entre pessoas que não se conhecem. Essa alta conexão de laços permite que pessoas se encontrem facilmente no Orkut.
c) Diferentemente dos modelos anteriores, no modelo sem escalas os laços são preferenciais, ou seja, existe uma tendência de que o nó mais linkado seja cada vez mais conectado. Da mesma forma como essa idéia defende que "os ricos ficam mais ricos", no Orkut podemos perceber que os mais populares tendem a ficar cada vez mais populares, devido à maior possiblidade que têm de ser linkados. Outro exemplo nesse sentido é o sistema de busca pagerank, que lista as páginas mais acessadas referentes ao assunto pesquisado, ocasionando um constante crescimento de acessos.
2. Os três modelos se aplicam ao Orkut, depende apenas do ponto de vista que se quer analisar.
3. O ciberespaço atua de maneira a possibilitar às redes sociais que aconteçam, que sejam criadas. Nele ocorre grande fluxo de informações e dados, permitindo, através dessas conexões, desses laços, uma maior comunicação entre as pessoas e a existência de uma rede social. O ciberespaço é um lugar, um espaço onde os laços e as relações sociais podem se desenvolver.
terça-feira, 17 de abril de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário